Os benefícios do Mel na alimentação saudável, suas propriedades e importância para a saúde.

O mel é elaborado no organismo das abelhas a partir do néctar de diversas flores. É depositado na colmeia dentro de pequenas células hexagonais que, em conjunto, chamam-se favo.

Na composição do mel constam: água, glicose, vitaminas do complexo B, vitaminas A, C e E. Contém também substâncias importantes e indispensáveis ao organismo como: maltose, sacarose, açúcares superiores e enzimas. Substâncias que agem como antibióticos naturais, com diversas propriedades medicinais.

Os sais minerais contidos no mel, como cálcio, ferro, zinco e magnésio, sódio, potássio, fósforo e iodo são substâncias eletricamente ativas, propriedades essenciais para o funcionamento das células. Sem os sais, o funcionamento das glândulas estaria seriamente afetado. O cálcio e o fósforo são necessários para a formação dos ossos e dentes.
O mel em sua ação, ajuda a desintoxicar o organismo, favorece a digestão, e pode ser consumido de diversas formas. É um dos melhores e mais eficientes produtos indicados no combate aos efeitos da gripe e resfriados, e também um ótimo complemento alimentar.

O mel é um alimento e por isso deve ter o seu lugar garantido em nossa mesa, e não ser utilizado somente como remédio. É riquíssimo em elementos nutritivos, devendo constar da dieta de todos, com exceção de pessoas diabéticas.

Podemos afirmar que o mel é um alimento energético completo, de alto valor nutritivo e fonte de minerais e de aminoácidos que atuam na formação das proteínas necessárias à sobrevivência. O mel tem dois açúcares – a glicose e a frutose – que são imediatamente absorvidos pelo organismo, passando diretamente para a corrente sanguínea, por isso é um alimento tão energético.

Dicas de conservação:
O mel deve ser mantido em local ventilado e fresco. Nunca deve ser colocado dentro da geladeira, pois as baixas temperaturas aceleram o processo de cristalização.

Caso ocorra a cristalização do mel coloque-o em banho-maria até temperatura máxima de 40º. Isso não causará a perda de nenhum de seus benefícios.

Mel: suas Propriedades e sua Importância para a Saúde
Sumário
Mel: suas Propriedades e sua Importância para a Saúde
Nome do Artigo
Mel: suas Propriedades e sua Importância para a Saúde
Descrição
Mel: os benefícios na alimentação saudável, suas propriedades e importância para a saúde.
Autor
Classificado como:        
1
Olá, Fale com um consultor!
Powered by